Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT)
Selecionar ingredientes típicos, como buriti, babaçu, pequi, a carne levada ao sol com os temperos locais, peixes e tubérculos utilizados diariamente nos almoços e jantares tocantinenses, entrelaçá-los inusitadamente às sutilezas de outros muitos alimentos, utilizando de esmero e criatividade para criar novos e deliciosos pratos. Este é o princípio, o diferencial do Festival Gastronômico de Taquaruçu, ou seja, a habilidade de chefs em ampliar e enfatizar as qualidades da culinária tocantinense. Soma-se a esta base, tal qual uma massa, atrações culturais de vanguarda em um ambiente de belezas naturais ímpares de um lugarejo que remete aos ares bucólicos interioranos.
E, é neste cenário que foi criado em 2005, integrando a programação de férias do mês de julho, promovida pela Prefeitura de Palmas, intitulada Palmas Verão, o Festival Gastronômico de Taquaruçu trouxe à possibilidade de pessoas degustarem pratos produzidos especialmente para a ocasião, por chefs locais e a baixo custo. Realizada na Praça Joaquim Maracaípe, a primeira edição durou dois dias, teve apenas cinco participantes, mas, representou o início da ação que consolidaria nos anos seguintes com um poderoso atrativo turístico para o distrito de Taquaruçu.
O FGT tem sido um grande fomento a gastronomia local, visto que a gastronomia tem se mostrado uma grande aliada do turismo, principalmente quando o objetivo é a busca de novas experiências, e turismo tem na gastronomia seu carro-chefe, o que faz Festival Gastronômico de Taquaruçu, um evento essencial para o desenvolvimento do turismo local.
Convidamos a todos a desfrutar dos 60 pratos incríveis, elaborados especialmente para esta edição, que além das charmosas comidinhas, passando pelos divinos pratos salgados, as inovações dos food trucks e os manjares dos deuses dos pratos doces, agora conta com uma nova categoria de empreendimentos, que se transformou em “Rota Gastronômica”, esta é um convite especial que certamente será uma grande descoberta para todos aqueles que se dispuserem a completá-la.
Texto: Malena Mota